Cerimonial

Apresentação

O Cerimonial faz parte da estrutura administrativa do Gabinete do Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e, conforme o Regimento Interno da Reitoria da UFRN, tem a responsabilidade de organizar as solenidades, festividades e cerimônias do Gabinete, competindo-lhe o planejamento, a execução e a supervisão do cerimonial.

Nas demais solenidades, havendo presidência do Reitor ou do Vice-Reitor, o Cerimonial irá assessorá-los e prestará orientações à coordenação do evento, não cabendo, nestes casos, o planejamento e a execução.

Já nos eventos onde o Reitor e o Vice-Reitor participem na condição de convidados, o Cerimonial do Gabinete do Reitor atua na condição de assessor do Reitor ou Vice-Reitor.

Eventos acadêmicos

    • A solenidade de colação de grau é uma Assembleia Universitária de relevante importância para aUFRN, pois representa a conclusão de anos de trabalho acadêmico desenvolvido por professores e estudantes. Trata-se de um ato oficial que exige protocolo especial e deve ser conduzido segundo normas da instituição, determinadas pela Resolução no 171/2013 – CONSEPE, de 05 de novembro de 2013.

      A solenidade de colação de grau deverá ser organizada em conjunto pela comissão deformatura, coordenação do curso e secretaria do Centro ou Unidade Acadêmica Especializada, obedecendo as normas e procedimentos da UFRN para a realização das sessões solenes.

      Considerando o momento solene e em respeito a todos os presentes na ocasião, não serápermitido, aos formandos, familiares ou convidados, portar faixas, cartazes ou similares, bem como utilizar apitos, cornetas ou outro objeto sonoro durante a solenidade. O descumprimento poderá incorrer no encerramento da sessão pelo presidente da mesa. Recomenda-se aos formandos informar a seus familiares e convidados sobre a existência das normas, enfatizando a penalidade proveniente do descumprimento delas.

      • O período para realização das sessões solenes de colação de grau é estabelecido peloConselho de Administração - CONSAD e passa a constar no Calendário Acadêmico da UFRN. As datas das cerimônias são definidas pela Direção do Centro ou da Unidade Acadêmica Especializada.

        Link para o Calendário Acadêmico.


        Para reserva do auditório da reitoria

        Na UFRN, os concluintes de cada curso escolherão o paraninfo, o patrono e os demaishomenageados (nome da turma, professores e servidores técnicos).


      • Paraninfo é um professor escolhido pela turma e, formalmente, é quem recomendará o bomdesempenho dos formandos perante a sociedade, nas funções que porventura vierem a exercer. O docente conduzirá os formandos na entrada do salão juntamente com a Coordenação do Curso. Ele também deverá proferir mensagem formal na solenidade de Colação de Grau.

        Os Centros poderão agrupar cursos em uma única solenidade de colação de grau, desde que seestabeleça apenas um patrono e um paraninfo como representação para a composição da mesa no ato de colação, em caráter oficial. Essa determinação não exclui o direito de cada turma ter seu patrono e seu paraninfo.

        Os discursos são restritos ao orador oficial da turma, ao paraninfo e ao presidente da mesa,obedecendo à respectiva sequência. A cada discurso deve ser reservado o tempo máximo de 10 (dez) minutos.

        O paraninfo, no momento de proferir palavra, deve evitar fugir do tema que envolve o momentode celebração, que se configura tão importante para os formandos. No discurso, deve salientar a importância da profissão dos graduados na sociedade, desejando sucesso na nova etapa de suas vidas.


      • Professor ou personalidade considerada pela turma como referência profissional e/oupessoal. O homenageado comporá a mesa de honra e deverá, caso seja docente, trajar veste talar. No entanto, não faz uso da palavra.


      • Os formandos escolherão, dentre eles, o seu orador, que seja responsável e apto para elaborarum discurso à altura da importância da solenidade. Recomenda-se que o aluno apresente antecipadamente o discurso à turma para aprovação, uma vez que estará falando em nome de todos. Nas solenidades em que forem agrupados diferentes cursos, apenas um aluno orador discursará em nome de todos.


      • O juramentista é um concludente escolhido pela turma, que irá pronunciar o juramento, atoprotocolar oficial, durante a solenidade de colação de grau. O juramento retrata o momento solene em que o profissional, na plenitude de sua formação, afirma livre, mas enfaticamente, sua integral dedicação aos postulados da profissão e total respeito aos seus valores técnicos, legais e morais. Na escolha do juramentista deve-se ter a preocupação e o cuidado de optar por um colega que possua boa dicção, fluência verbal, que seja desinibido e goste de falar em público.

        O texto-padrão do juramento, bem como o texto de juramento específico aprovado para ocurso/área, deve ser fornecido à comissão de formatura pela Secretaria do Centro ou pela Unidade Acadêmica Especializada.


      • Por se tratar de uma Assembleia Universitária, é de uso obrigatório pelos docentes (professores)a Veste Talar. Para os alunos concluintes, a beca acadêmica, com calça preta. Para os padrinhos e madrinhas é de bom tom estarem vestidos com traje passeio completo.


        • A Coordenação do Curso deverá chegar ao local da cerimônia com antecedência mínima de 1h,(salvo casos em que se recomendar uma antecedência maior), haja vista ser o responsável pelo processo administrativo de colação de grau e pela lista oficial dos formandos.
        • É obrigatório, para os professores, o uso de veste talar composta de beca preta até o calcanhar epelerine (uso exclusivo do professor) na altura do ombro, na cor de sua área de conhecimento.
        • O docente deverá se identificar à equipe de cerimonial para orientações sobre sua participaçãodurante a solenidade, em especial o paraninfo orador.

        • É direito de todo formando apto a colar grau a participação na sessão solene de colação de grau.Esse direito independe de cobrança de qualquer taxa exigida pela comissão de formatura para a realização do evento, vetado qualquer tipo de constrangimento ao formando ou represália pela não participação desses custos.
        • Formandos deverão chegar ao local da solenidade, devidamente trajados, com antecedênciamínima de 1h, ou de acordo com horário estabelecido pela comissão organizadora do evento, e procurar, imediatamente, a coordenação do curso para assinatura da ata oficial da colação.
        • É obrigatório, para os formandos, o uso de beca preta até o calcanhar, faixa na cintura na cor desua área de conhecimento, capelo preto com o pendente posicionado do lado esquerdo, que só é colocado sobre a cabeça no ato da outorga de grau, e jabeaux branco de renda. Não é admitido o uso de pelerine, mesmo na cor preta, para os discentes (alunos), visto que a peça é de uso exclusivo dos docentes (professores).
        • Os concluintes de cada curso escolherão o paraninfo, o patrono e os demais homenageados.
        • Em caso de a comissão de formatura optar por cerimonial externo, este deverá entrar emcontato com a Secretaria do Centro ou da Unidade Acadêmica Especializada, como também com o cerimonial do Gabinete do Reitor, quando a cerimônia for presidida pelo Reitor ou pelo Vice- Reitor.
        • O aluno que recebeu a outorga do grau em sessão simples não poderá recebê-la em sessãosolene (é vedado proferir juramento, fazer chamada nominal, participar do recebimento simbólico de diploma ou do cumprimento à mesa diretora durante a solenidade). Na ocasião, poderá usar veste talar completa, com capelo sobre a cabeça, entrar com padrinho/madrinha e posicionar-se ao lado dos professores. Ademais, poderá receber as comendas do Mérito Estudantil, quando for o caso de aluno laureado.

Documentos

    • Com o objetivo de melhor obtermos informações para viabilizar a presença do Reitor ou do Vice-Reitor da UFRN em eventos, solicitamos o preenchimento do formulário abaixo.

      Obs.: O preenchimento do formulário não garante a presença das autoridades no evento.

      Formulário - Presença do Reitor ou Vice-Reitor em evento

    • Para solicitação de reserva do auditório da Reitoria, é necessário acessar o link abaixo, verificardisponibilidade do espaço na(s) data(s) pretendida(s) e preencher o formulário. Serão consideradas as solicitações por ordem de envio.

      As solicitações realizadas pelas entidades de direito público ou privado e pessoas físicas nãovinculadas à Universidade serão analisadas, e a decisão sobre a concessão do uso é de critério exclusivo do Gabinete do Reitor, respeitadas as normas internas de uso, considerando trâmites contratuais e taxas de utilização estabelecidas pela Resolução 016/2009-CONSAD, de 18 de junho de 2009.

      Formulário - Solicitação de Reserva do Auditório da Reitoria

    • O Auditório Otto de Brito Guerra está localizado no prédio da Reitoria da UFRN, campusuniversitário, Natal/RN.

      Com capacidade para 330 pessoas, o espaço dispõe de projetor multimídia, sistema desonorização (com 3 microfones de mesa, 1 microfone para púlpito, 1 microfone sem fio, mesa de som de 16 canais e DVD Player), tribuna e mesa com suporte para até 8 poltronas, além de técnico responsável pela operação dos equipamentos do espaço. Não fornecemos computador, mas há conexões disponíveis para projeção de vídeo e áudio.

      Não é permitido no espaço do auditório:

      • entrada e consumo de alimentos;
      • utilização de sky paper, confetes, papéis picados e outros materiais que venham a sujar o carpete.

      Informamos ainda que não é permitido encobrir com qualquer tipo de material (por exemplo:cenários, back drop, etc.) os bustos do Governador Dinarte Mariz e do Reitor Onofre Lopes e a placa dos pioneiros, localizados no Hall do auditório.

Equipe